keepass_322x132

Você já conhece o software KeePass?

O KeePass é um gerenciador de senhas gratuito e de código aberto, que ajuda você a gerenciar suas senhas de maneira segura. O KeePass cria um banco de dados criptografado usando os melhores e mais seguros algoritmos de criptografia atualmente conhecidos (AES e Twofish). Você pode salvar todas as suas senha dentro do banco de dados gerado pelo KeePass e você só vai precisar lembrar da senha mestra para acessar todas as outras senhas que você guardou no KeePass.

Agora você me pergunta, se eu perder a senha mestra ou meu banco de dados?

Com relação à senha mestra o site oficial do KeePass informar “Se você esquecer essa senha mestra, todas as outras senhas no banco de dados também serão perdidas. Não há nenhum backdoor ou uma chave que possa abrir todos os bancos de dados. Não há como recuperar suas senhas.” Então sempre lembre a sua senha mestra.

O KeePass também tem a opção de gera a senha mestre em um arquivo de chave. Um arquivo de chave é basicamente uma senha mestra em um arquivo.

Um arquivo de chave pode ser usado em vez de uma senha, ou além de uma senha, ele pode ser qualquer arquivo que você escolher. É recomendável que o arquivo chave tenha um backup em um local fora do seu computador, como um pen drive ou deixar salvo no seu e-mail.

Agora se você perder o seu arquivo de banco de dados, você também perder a suas senhas. Por isso você deve fazer o backup do seu bando de dados sempre que possível. Existe alguns plug-ins disponíveis no site oficial do KeePass que sincroniza seu banco de dados com a sua conta do Google Drive, Dropbox e OneDrive com isso você pode ter uma copia de segurança do seu banco de dados, e caso ocorra algum problema com seu arquivo de banco, você pode restaurar o banco de dados e ter as suas senha novamente.

Esse foi um pequeno overview sobre o KeePass, para mais informações acesse o site https://keepass.info/

Em uma próxima postagem estarei mostrando como instalar e usar o software. Espero que tenham gostado e até breve.