Dia Mundial do Backup

Dia 31 de Março, dia Mundial do Backup “World Backup Day”. Você já fez backup hoje?

O dia mundial de backup foi criado para conscientizar e lembra pessoas e empresas de fazerem backup dos seus dados constantemente. A organização WorldBackupDay também alerta como a falta de backup pode impactar no nosso dia a dia

  • 30% das pessoas nunca fizeram backup seus dados;
  • 113 telefones são perdidos ou roubados a cada minuto de cada dia;
  • 29% dos desastres de perda de dados são causados por acidente;
  • Um em cada dez computadores são infectados com vírus a cada mês.

As estatísticas para o mundo empresarial são mais alarmantes

  • 70% de todas as pequenas empresas que sofrem uma grande perda de dados vão sair do negócio no prazo de 12 meses;
  • 94% das empresas que sofrem a perda de dados catastrófica não sobrevivem, 43% nunca reabrirão e 51% irão fechar no prazo de dois anos pela perda de dados;
  • 77% das empresas que executam análises das suas fitas de backup encontram erros;
  • 50% de todas as fitas de backup falham.

Como fazer um backup?

O backup, nada mais é do que uma cópia de segurança dos seus arquivos e dados. Você pode fazer um backup dos seus dados para um Pen drive, CD, DVD, HD externo ou para um armazenamento em nuvem como o OneDrive.

A forma mais simples de executar essa tarefa é com o famoso CTRL+C CTRL+V “copiar e colar”, você pode copiar seus dados para uma das mídias mencionadas acima, no caso do serviço em nuvem a sincronização é feita de forma automática sempre que um arquivo for modificado.

Backup para empresas

Para empresas que tem diversos sistemas, computadores, servidores e uma grande quantidade de dados o backup deve ser feito através de um software próprio para essa tarefa. A empresa deve avaliar as informações de devem entrar na rotina de backup, usar um meio de armazenamento aquedado como um NAS ou Storage que são armazenamentos locais ou armazenamento em nuvem fora da empresa, mas se possível, mesclar as duas opções. Uma rotina de backup deve ser adotada para que o backup esteja sempre atualizado.

Considerações finais

Como podemos ver, o backup é muito importante para pessoas físicas e para empresas. Existe várias maneiras de se perder um dado, seja por exclusão acidental, falha do equipamento, furto, vírus. E falando em vírus, o backup não substitui um bom sistema de segurança como antivírus e firewall, essas ferramentas devem trabalhar em conjunto para maximizar a proteção dos seus dados.

admin